XIX Festival Jovem Diocesano da Canção

“(Trans) Forma-te em comunhão. Bem-aventurados os protagonistas da mudança em comunhão” foi o tema do XIX Festival Jovem Diocesano da Canção dinamizado pelo SDPJ Coimbra (Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra), este ano realizado em Ervedal da Beira no passado dia 1 de Novembro. Fizeram-se presentes, enquanto concorrentes, 12 Grupos de Jovens da Diocese (cerca 80 jovens), sendo que pela noite o Festival contou com a presença de aproximadamente 550 pessoas na plateia a fim de assistirem ao espetáculo.
O Festival da Canção é uma das atividades presentes no plano pastoral do SDPJ apresentado aos Grupos de Jovens da Diocese de Coimbra. Este pretende possibilitar o encontro e o convívio são e construtivo entre os jovens da Diocese através da música, que tem como pano de fundo a relação de fé entre cada jovem e Deus.
Ao longo do dia do Festival os Grupos de Jovens participantes são convidados à vivência de uma manhã dinâmica com variados workshops que visam o conhecimento e aproximação entre grupos. Já da parte da tarde decorrem os testes de som e uma formação relacionada com o tema do Festival que visa o crescimento e aprofundamento da relação com Deus.
Há noite, no momento inicial do espetáculo, os grupos tiveram a palavra de boas vindas do Sr. Dom Virgílio (bispo de Coimbra), da professora Maria Graça Silva (Vereadora CM Oliveira do Hospital) e do professor Carvalheira (diretor do Agrupamento Escolas de Oliveira). O espetáculo  terminou em festa aquando da entrega dos prémios. O Grupo de Jovens Symbiose (MESF) recebeu o 3º lugar, o Movimento de Juventude Cristã de Portomar (Portomar- Mira) ficou em 2º e o primeiro prémio coube ao Grupo de Jovens Voz (Covões) . O prémio SER, que considera a votação dos grupos do Festival pelos próprios grupos, este ano foi entregue ao Grupo de jovens Ómega 7 (Oliveira do Hospital). Muito mais do que os prémios finais, o Festival é um tempo de comunhão entre jovens unidos pela mesma fé que vivem um dia diferente e que vão para as suas comunidades felizes e entusiasmados, tal como foi visível no final da noite.  
O grupo vencedor, Grupo de Jovens Voz (Covões), irá representar a Diocese de Coimbra no X Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, que se realizará no dia 6 de Dezembro, pelas 20h, no Centro Pastoral Paulo VI – Santuário de Fátima.
Contamos com toda a diocese para apoiar o nosso grupo vencedor!


SDPJ Coimbra